Fundada por Humberto Baltar no Rio de Janeiro, a HB Consulting é uma escola de idiomas. Entretanto, os alunos desta empresa não precisam sair do conforto da sua casa ou trabalho para ter aulas presenciais ou à distância.

Humberto descobriu a sua vocação para ensinar quando era criança, pois gostava de tirar as dúvidas de seus amigos no colégio. Sendo assim, estudou inglês em uma escola de idiomas por 7 anos e depois cursou a faculdade de Letras por 5 anos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Baltar começou a lecionar na escola de idiomas Fisk, onde trabalhou por 10 anos, além disso trabalhou em outras empresas em paralelo. Após 15 anos trabalhando como professor em diversos cursos, o mesmo decidiu empreender em sua área de formação.

“A ideia de fundar a HB Consulting surgiu de uma frustração que sempre tive em todos os cursos onde trabalhei. Eu não conseguia atender as necessidades e objetivos dos meus alunos adultos com o material disponível e obrigatório. Logo, percebi que nenhum curso livre do mercado poderia ser realmente personalizado se tinha um livro, cronograma, agenda e professor escolhido sem pensar as especificidades do aluno. Resumindo, cursos de inglês oferecem aulas feitas para todo mundo. Eu e minha equipe nos propomos a oferecer aulas que possam atender o engenheiro, o mecânico de aviões, o advogado de uma multinacional ou o controller de uma companhia. Essas pessoas não podem estudar uma lição sobre ‘Mary plays tennis on Saturdays’. Eles não têm tempo para isso”, disse Humberto Baltar à Fast Progress.

A HB Consulting começou oferecendo apenas aulas de inglês, entretanto, a empresa já disponibilizou outros cursos, como: francês, espanhol, inglês, redação, português para estrangeiros e português para concursos.

“Como a marca do nosso trabalho é a customização, até as ofertas foram surgindo em função da demanda dos clientes. Uma funcionária do Banco do Brasil perguntou se oferecíamos preparatório para uma prova que ela precisava fazer para ser promovida, e assim surgiu a necessidade de oferecermos mais um serviço, por exemplo. A mesma coisa aconteceu com os demais idiomas. No momento temos interessados no curso de alemão, sendo assim, buscamos profissionais com experiência em EAD para que possamos atender esse mercado. No final do ano passado, me dei conta do quanto estávamos deixando de ganhar em termos de receita, visibilidade e mercado por nos restringirmos ao inglês e português para estrangeiros. Diante disso, a saída foi diversificar. A aceitação tem sido tão grande que fomos obrigados a aumentar o número de colaboradores duas vezes, especialmente para atender o público de São Paulo, que corresponde a 70% da nossa clientela”, explicou Humberto.

Um diferencial da empresa de Humberto Baltar é o Marketing. Afinal, a escola de inglês é muito ativa nas redes sociais, mas sempre com campanhas, promoções e, principalmente, interagindo com o público. Sendo assim, como será que funciona o Marketing da HB Consulting?

“Na minha opinião, o que funciona melhor são os depoimentos e cases de alunos nossos. O público tem a oportunidade de conhecer exemplos concretos de pessoas que encontraram o que procuraram nos cursos de idiomas do mercado e não encontraram. Um aluno de espanhol me confidenciou que nem no curso mais renomado do Rio de Janeiro ele se sentiu tão desafiado a melhorar como nas aulas com a professora por qual disponibilizamos. Ferramentas, como o Google Analytics, dão um panorama do fluxo de visitações e utilizamos a nossa ficha de matrícula online para conhecer melhor nosso aluno e como nos encontrou”, comentou Baltar.

Atualmente, Humberto Baltar já conseguiu globalizar o seu próprio negócio. Afinal, a empresa já atingiu países da América do Sul, América do Norte, África, Ásia e Europa. Aos todo, são aproximadamente 40 alunos ativos em todo Brasil e no exterior.

“Já atingimos a Rússia, Bolívia, Paquistão, Arábia Saudita, Estados Unidos e Egito. Temos 5 alunos estrangeiros, sendo: 2 russas, 2 árabes e 1 boliviano. Como oferecemos um trabalho diferenciado, personalizado e por isso bastante específico, nosso foco não pode ser quantidade de alunos, pois precisamos conhecer a fundo o nosso público para de fato atendê-lo. No total, temos cerca de 40 alunos no Brasil e no mundo. A base é o público de Business, que procura uma segunda língua visando a inserção ou promoção no mercado de trabalho. Gostaria de empreender no Paquistão ou Arábia Saudita, pois a procura é muito grande nesses países. Pelos grupos de WhatsApp, vemos o quanto eles são interessados e valorizam as oportunidades de prática e aprendizado. No entanto, o acesso a formas de pagamento ou transferência internacional nestes países tende a ser mais difícil devido a restrições locais”, analisou o empreendedor.

Empreender no Brasil não é fácil. Em um país onde o povo é extremamente criativo, a complexidade das burocracias e os altos impostos prejudicam as mentes empreendedoras. Para fundar uma empresa no Brasil é preciso passar por 11 etapas e são gastos cerca de 3 meses desde o início até o final do processo.

“Acredito que a burocracia seja a maior dificuldade. A simples gestão de um espaço torna-se tão complicada que optamos por dar aulas em locais públicos e nas empresas dos alunos, claro, no caso dos cursos presenciais. Como a natureza dos cursos que oferecemos é muito específica, a ideia de aulas para grupos não combina muito com a nossa proposta. Por isso, no final das contas, é até melhor assim. No caso dos cursos pelo WhatsApp e Skype, a customização atinge um outro nível e cada aluno adquire uma autonomia ainda maior sobre o próprio curso, o que nos ajuda a contornar as limitações ao nosso crescimento. Outra dificuldade, específica do nosso segmento no Brasil, é a diferença no fuso horário com relação aos alunos asiáticos e árabes, que dificulta o agendamento das aulas pelo Skype e WhatsApp”, opinou Humberto Baltar.

Mesmo contornando diversas limitações, a HB Consulting está crescendo cada vez mais. O que possibilita alguns investimentos, mas principalmente tirar os projetos do papel. Sendo assim, Baltar nos contou os seus futuros projetos para o seu empreendimento.

“Estamos trabalhando em um projeto de vídeo-aulas, um canal no YouTube e aulas avulsas a serem disponibilizadas online em um sistema de e-commerce. Esperamos que a expansão continue a todo vapor, principalmente fora do Rio de Janeiro e do país”, contou Humberto.

Após nos apresentar todos esses novos métodos de aprendizagem, o empreendedor entrevistado deixou uma mensagem motivacional aos leitores e agradeceu a todos que estiveram ao seu lado durante a sua jornada.

“O meu recado é que não acreditem em impossibilidades. Eu acreditava que jamais poderia ter um negócio bem sucedido na minha área de formação e, hoje, a realidade da HB Consulting prova o quanto eu era precipitado em não confiar no empreendedorismo. Outra coisa essencial, além da fé, são as parcerias. Nada do que a nossa equipe vem conquistando seria possível sem as diversas parcerias que temos estabelecido com páginas, empresas, clientes, demais empreendedores e condomínios onde nossa atuação presencial é mais forte”, finalizou Humberto Baltar em entrevista à Fast Progress.

Texto por: Arthur Fernandes