O Blumenau Esporte Clube (Santa Catarina), mais conhecido como “BEC”, foi fundado em 1919 com o nome de Brasil FC. Entretanto, devido a problemas financeiros em 1936, o clube mudou o seu nome pela primeira vez para Recreativo Brasil EC. Depois de uma lei federal estabelecida durante a Segunda Guerra Mundial em 1944, mudo-se novamente o nome de time. Desta vez a equipe passou a se chamar Palmeiras EC, pois era sediado na Rua das Palmeiras, e logo ganhou notoriedade em seu estado.

Em 1980, inspirado no desejo de alguns dirigentes, decidiram renomear o clube e definiram o nome que persiste até os dias hoje; Blumenau EC. Sendo assim, o time ganhou uma repercussão nacional depois de participar do Campeonato Brasileiro Séries B e C, além da Copa do Brasil. Porém, em 1998 o clube faliu devido o acumulo de dívidas. Em 2003, o Blumenau ameaçou a voltar as atividades mas durou apenas 1 ano.  Em 2013, o time foi reativado sob nova direção e com diversos projetos no papel, um deles é voltar a ter destaque nacional.

“O Blumenau Esporte Clube é uma instituição que trouxe títulos e histórias para o esporte da região e, mesmo ausente por certos períodos, foi mais uma vez campeão representando a cidade com a conquista da Série C do estado em 2017. Um grande clube é feito de torcida, conquistas e história, coisas que o BEC possui, sendo o título da série C em 2017 ou Série B em 1987, além de ser nomeado por muitos de ‘o mais querido do estado’ e ser o único time da região que disputou uma Copa do Brasil jogando no Maracanã e as Séries B e C nacionais”, contou Thiago Gomes, que é o representante de Comunicação do Blumenau EC, à Fast Progress.

Com mais de 10 mil seguidores em suas redes sociais, a equipe de Santa Catarina vem investindo cada vez mais no setor de Comunicação. Logo, gerando uma maior interação com a comunidade local e com a sua torcida. Afinal, o time precisa de muito apoio nessa nova fase.

“A relação entre o time e a torcida é fundamental, e ela é aproximada através das redes sociais. Quando se trata de um time muito querido, como o Blumenau Esporte Clube, a situação se intensifica pois o torcedor precisa ouvir notícias boas do clube para ele. Em um momento em que o Blumenau EC vai aos poucos voltando a integrar o cenário futebolístico, a divulgação é extremamente importante para que o maior número de pessoas saibam que existe um trabalho sendo feito, sendo elas torcedores, amantes do esporte, políticos e investidores, que podem ajudar no desenvolvimento da instituição”, disse Thiago.

Todo o projeto ainda está no começo, afinal, o Blumenau ainda é uma promessa da Comunicação brasileira e clube ainda estuda a possibilidade de aumentar a sua equipe no setor de Comunicação para que haja mais interação com a imprensa, torcida e entre outros.

“O objetivo é informar e de criar uma boa relação entre imprensa, poder público, patrocinadores e principalmente torcedores, pois caso essas pessoas não existissem, o time não existiria. Os resultados positivos são as reações dos torcedores que interagem conosco e também os elogios por parte da imprensa e apoiadores. O BEC planeja para o futuro aumentar a equipe de comunicação, principalmente com pessoas mais jovens que querem aprender, para tornar ainda mais estreita a relação entre clube, torcida, imprensa e apoiadores. Planejamento esse que aos poucos vem sendo implantado com o aumento da equipe graças a vinda de um novo integrante, que também é jovem”, finalizou o representante de Comunicação.

Texto por: Arthur Fernandes