Nos últimos anos, apontar quem é o melhor jogador do mundo sempre foi muito previsível, afinal, há um revezamento entre Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid) desde 2008. Sendo assim, dividindo a opinião dos torcedores e especialistas em “lado A e lado B”. Entretanto, há uma possibilidade de esta história mudar em 2018, quase 10 anos depois.

Essa possibilidade deve-se ao grande desempenho de Mohamed Salah (Liverpool), que vem jogando muito bem em todos os campeonatos e foi responsável por levar o Egito para a Copa do Mundo de 2018. Ainda temos o Neymar (PSG), que vem fazendo grandes partidas, mas devido a sua lesão acabou perdendo espaço na disputa. Porém, qual a opinião dos jornalista sobre esse assunto tão “polêmico”?

“Acredito que futebol por futebol, o Mohamed Salah merece o prêmio de melhor do mundo por conta da surpresa. Ainda tem a UEFA Chmapions League. Quem sabe um título para o Liverpool dê um combustível a mais para ele? Mas, acredito que seja difícil tirar o título do Cristiano Ronaldo. Até para o Messi seria difícil, se ele tivesse feito uma temporada melhor na Champions League. Porque existem aqueles votos automáticos, afinal, todo ano sempre votam no Messi ou no Cristiano Ronaldo. Sendo assim, o Cristiano ganha uma grande parcela de votos assim. Só pelo status. Enfim, ele também fez uma grande temporada. Foi decisivo em todos os jogos, inclusive, ele pode decidir mais uma final de Champions. Os números também beneficiam ele. Na minha opinião, quem merece é o Salah mas quem vai levar é o Cristiano Ronaldo”, opinou Andrew Sousa do site Blog 4-3-3 à Fast Progress.

“Entre essas opções, é difícil projetar nesse momento quem pode ser o melhor do mundo. Porque ainda tem a Copa do Mundo. Vai depender muito do desempenho deles. São grandes jogadores, eles tem de tudo para serem destaques. Todos eles. Talvez, o Neymar esteja com uma pequena vantagem em relação a condição física, mas ele ainda está um pouquinho atrás do Cristiano Ronaldo e Messi na parte técnica e na parte de decisão. Afinal, quando as coisas apertam eles acabam sendo os protagonistas. O Mohamed Salah nessa temporada também está sendo um protagonista, ele conseguiu colocar os egípicios na Copa do Mundo, mas nesse momento é difícil projetar quem vai ser o melhor do mundo. O Mundial pesa muito na escolha da FIFA, mas quando era com a France Football também era a mesma coisa. Vamos ter que esperar para saber.”, disse Marcio Donizete do site Torcedores.com à Fast Progress.

“No primeiro momento, eu diria que o Cristiano Ronaldo acabaria ganhando o prêmio novamente. Porém, eu acho que vai depender muito do decorrer do ano, pois ainda temos a Copa do Mundo, que vai ajudar bastante para eles mostrarem o futebol deles. Depende muito da decisão da Champions League, que no caso quem for o campeão dá um passo a frente nessa disputa. Se for o Real Madrid, eu acredito ainda mais que será o Cristiano Ronaldo. Se for o Liverpool e o Salah continuar mantendo esse nível no decorrer do ano, ele pode acabar nos surpreendendo. Eu acho que quem pode terminar mais prejudicado nessa disputa é o Neymar, em razão do crescimento do Salah e da temporada que ele vem vivendo. O Neymar se machucou, mas eu acho que tudo vai depender muito. Inclusive, o Messi ganhou a La Liga, está jogando bem e vai ter a chance na seleção. Então, se eu tivesse que escolher alguém, eu diria que seria o Cristiano Ronaldo porque eu acredito que o Real Madrid vai ganhar a UEFA Champions League, mas acho que o Salah poderá nos surpreender mais do que o Messi e Neymar”, dissertou Juliana Araújo do site A Dona da Bola à Fast Progress.

“Tratando de melhor temporada, o Cristiano Ronaldo deve vencer. Afinal, ele está levando o Real Madrid para mais uma final de Champions League. Neymar, para mim, não fez muita coisa esse ano. O Messi também jogou bem, mas nada de anormal. O Mohamed Salah está jogando muito no Liverpool, elevou o patamar do time, mas não tem título e não tendo título fica difícil competir com o Cristiano Ronaldo, que também não teve título nesta temporada mas conseguiu levar o Real Madrid para a final da Champions League assim como o Salah. Porém, acredito que o Real Madrid será campeão e com isso aumentará a probabilidade do Cristiano Ronaldo ser o melhor do mundo”, analisou Leonardo José do site Futebol na Veia à Fast Progress.

Texto por: Arthur Fernandes