A Copa do Mundo na Rússia em 2018, organizada pela FIFA, será a vigésima primeira edição deste campeonato. É a primeira vez que o torneiro será realizado em terras russas. O início do torneio está prevista para o dia 14/06 (quinta-feira) com a partida entre Rússia e Arábia Saudita, valida pelo grupo A, e o término está programada para o dia 15/07 (domingo) com a grande final.

– Cerimônia de abertura

Segundo Alexei Sorokin, que é diretor-geral do comitê organizador, a cerimônia de abertura da Rússia 2018 será diferente e mais curta em relação as edições anteriores. Embora Jason Derulo e Maluma tenham lançado músicas para a Copa do Mundo, o hit oficial será cantado por Will Smith, Nicky Jam e Era Istrefi.

– Fase de grupos

Para a definição dos grupos da competição, as seleções foram separadas em 4 potes com 8 participantes de acordo com o ranking da FIFA. Logo, veja como ficou a divisão:

Pote 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia.

Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irã.

Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coréia do Sul e Arábia Saudita.

Sendo assim, confira na imagem abaixo a definição de cada grupo após o sorteio.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Crédito da arte: (Iaco Lopes / Fast Progress)

– Jogos da Seleção Brasileira

O Brasil fará a sua estréia no torneio no dia 17/06 (domingo) às 15 horas em Rostov, a segunda partida será contra a Costa Rica no dia 22/06 (sexta-feira) às 9 horas em São Petersburgo e o último confronto será contra a Sérvia no dia 27/06 (quarta-feira) às 15 horas.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Crédito de arte (Iaco Lopes / Fast Progress)

– Estádios

As cidades-sedes escolhidas para receber as partidas oficiais, foram: Moscou, São Petersburgo, Sochi, Kazan, Samara, Rostov, Níjni Novgorod. Volgogrado, Saransk, Caliningrado e Iecaterimburgo. Ao todo, são 12 estádios em 11 cidades. Todos os municípios estão localizados na parte européia do país.

1) Estádio Lujniki (Moscou) – 81.000 lugares

2) Arena Otkrytie (Moscou) – 45.360 lugares

3) Estádio Krestovsky (São Petersburgo) – 68.134 lugares

4) Estádio de Caliningrado (Caliningrado) – 35.212 lugares

5) Estádio de Níjni Novgorod (Níjni Novgorod) – 44.899 lugares

6) Arena Volgogrado (Volgogrado) – 45.015 lugares

7) Estádio Central (Iecaterimburgo) – 44.130 lugares

8) Estádio Olímpico de Fisht (Sochi) – 47.659 lugares

9) Arena Rostov (Rostov) – 43.702 lugares

10) Arena Mordovia (Saransk) – 45.015 lugares

11) Estádio de Samara (Samara) – 44.918 lugares

12) Arena Kazan (Kazan) – 45.105 lugares

– Parceiros e patrocinadores

Todo evento ou competição é preciso de parceiros e patrocinadores para ser produzido o projeto. Logo, a Copa do Mundo 2018 conta com a Adidas, Coca-Cola, Gazprom, Hyundai, Qatar Airways, Visa e Wanda Group como parceiras. Além disso, a AB Inbev, Hisense, Mc Donald’s, Mengniu Dairy e Vivo são as patrocinadoras do torneio.

LEIA MAIS – Amandinha: A rainha do futsal mundial

– Bola, logotipo e mascote

O mascote escolhido pela FIFA para a edição de 2018 foi um lobo, que será chamado de Zabivaka (Em português; “aquele que marca um gol”). Já o logotipo, que está em uso, foi inspirado nas tradições artísticas e na história de audaz e inovação do país. Fazendo uma homenagem a Telstar, que foi utilizada nas edições da década de 70, a bola foi batizada de Telstar 18.

– Direito de transmissão 

As transmissões para o Brasil serão feitas pela Rede Globo, Sportv e Fox Sports. Já para Portugal a RTP, SIC e SportTV transmitirão o torneio. Entretanto, os países africanos que falam português, assistirão as partidas pelas emissoras Kwesé Sports, SuperSport, Star Times e Canal Mais. Para finalizar, o Timor-Leste, país asiático com predomínio da Língua Portuguesa, verá a Copa do Mundo pela ETO Telco.

Texto por: Arthur Fernandes